Audiodescrição do Mundo!
Audiodescrição traz a voz e a palavra como os olhos da pessoa cega ou com baixa visão, tornando acessíveis os conteúdos imagéticos.
Como proponente do curso Audiodescrição do Mundo!, para formação de pessoas em Alto Paraíso de Goiás, também fui aluna.
Com professor Tabuh e professoras Lídia Scarabele e a consultora em acessibilidade, Viviane Santos Queiros, estudamos a linguagem que transforma imagens em palavras, refletimos as questões sociais e políticas das pessoas com deficiência e nossa relação com esse universo.
Estreita relação com o universo das artes veio com Ivan Carvalho aluno do curso e co-produtor da exposição “corpo segredo: adentrando corpos e histórias”. Ele tornou possível nossos exercícios em audiodescrição das fotografias e peças em arte têxtil e bordados com a orientação da consultora em acessibilidade, Viviane Santos. Esses nossos roteiros serão incorporados à exposição.
Sincronicidade também atuou na relação do curso com o Musical Vita, do dramaturgo e diretor Guily Machovec. A peça em cartaz na cidade teve uma sessão com audiodescrição feita pela professora Lidia Scarabelle.
Duas pessoas deficientes visuais puderam assistir e sentir a peça, acompanhando os diálogos pela descrição. Como pessoas enxergantes, pudemos conhecer os desafios da audiodescrição de um espetáculo de teatro. Experiência e conteúdo para o nosso estudo.
Este projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.